© Mercure Engenharia Integrada Ltda.

Av. Plínio Brasil Milano, 805/501 - CEP 90520-002

Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS

contato@mercureengenharia.com.br

(51) 98936-8118 | (51) 3557-9631

Vantagens do sistema BIM

29/01/2018

O sistema BIM é uma nova tecnologia que veio para reduzir erros e aumentar a troca de informações entre engenheiro, arquiteto e todos os outros envolvidos na construção civil. O surgimento da BIM (Building Information Modeling) trouxe inúmeras mudanças para esse setor. A princípio, podemos entender essa tecnologia como uma ferramenta que permite organizar, em um mesmo software, informações integradas sobre todo o ciclo de vida da obra. Além disso, possibilita a confiabilidade das informações de todo o processo.

 

 

Ainda há muitas empresas resistindo ao uso desse software. Talvez seja por ser um investimento alto a ser feito, ou talvez seja resistência a mudanças – assim como a mudança da prancheta para o CAD. Para ajudar na decisão, listaremos nesse post, algumas vantagens do sistema BIM para a construção civil.

 

 

Vantagens do sistema Bim

 

Dentre as principais vantagens que você pode obter ao usar o sistema BIM, estão:

 

  • Melhor planejamento do projeto;

  • Terá visualização 3D da estrutura e uma melhor visão sobre o projeto;

  • Terá uma base de dados (confiável) e as informações estarão integradas e coordenadas no software. Isso reduzirá os erros decorrentes à falta de coordenação interdisciplinar;

  • A informação estará interligada por via de relações paramétricas, e assim, as alterações serão processadas e alteradas em tempo real;

  • Modelação por objetos com definição de suas propriedades físicas;Terá a capacidade de detectar conflitos rapidamente;

  • Poderá pesquisar e obter facilmente documentos da construção;

  • Como a estrutura é modelada somente uma vez, poderá ser utilizada em várias especialidades e fases do projeto;

  • As informações do projeto estarão unificadas em apenas um modelo BIM, ou seja, estarão em apenas um arquivo informático;

  • Terá facilidade de concepção e percepção das várias fases da construção;

  • Possuirá um calendário das fases de construção em 5D (tempo e custo);

  • Sua produtividade aumentará.

 

Além das vantagens descritas acima, ao adotar o sistema BIM na sua construção, você também terá uma facilidade maior para intervir futuramente no projeto.

 

 

 

Migrar ou não migrar?

 

No mercado de construção no Brasil, o processo de implantação do sistema BIM, ainda está desenvolvimento. Na verdade, a ferramenta ainda precisa de melhorias para que possa ser utilizada de forma que proporcione avanços à construção. Outro argumento utilizado pelas empresas que resistem à mudança, é que não irão utilizá-la porque as outras disciplinas ainda não a usam (como os projetos de engenharia). Já outras dizem que ainda não existem recursos suficientes para o investimento em tecnologia e treinamento.

 

Por outro posto de vista, migrar para o sistema BIM é o melhor a se fazer, afinal ele já é bem visto pelo mercado e é uma tendência mundial. Além disso, especialistas apostam que as empresas que possuem o sistema BIM, têm uma maior vantagem competitiva. E também, apontam que em cinco anos, quase todos os escritórios do mundo irão utilizar BIM. Ou seja, se você não migrar agora, terá que migrar no futuro, afinal não será mais uma vantagem competitiva, mas sim uma condição mandatória.

 

Já há vários registros de sucesso com o sistema BIM, mas essa nova tecnologia ainda não faz parte da rotina das empresas nacionais e estrangeiras. No entanto, está claro que a adoção deverá ser tomada mais cedo ou mais tarde.

 

 

Por Matcon Supply.

Compartilhar
Please reload

Notícias em Destaque

Financiamentos imobiliários em dezembro têm maior alta de 44 meses

01/02/2019

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo