© Mercure Engenharia Integrada Ltda.

Av. Plínio Brasil Milano, 805/501 - CEP 90520-002

Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS

contato@mercureengenharia.com.br

(51) 98936-8118 | (51) 3557-9631

Chega a Porto Alegre imobiliária que dispensa seguro-fiança e cartório

14/01/2019

Tem empresa chegando a Porto Alegre com planos ousados na bagagem. A startup QuintoAndar, que se caracteriza por simplificar e baratear a intermediação de aluguel de imóveis residenciais, passou a operar na capital gaúcha. No segmento, era um desembarque esperado, tanto que já havia movimentos na mesma direção. Mas Gabriel Braga, que fundou o negócio em São Paulo com o colega de MBA em Stanford André Penha, disse à coluna que a meta é mesmo ambiciosa por aqui: alcançar 50% do mercado de imóveis disponíveis em dois ou três anos. Na avaliação de Braga, no período de testes, que ocorreu entre Natal e Réveillon, a reação foi melhor do que esperada, o que ajuda a sustentar essa expectativa.

 

Penha (E) e Braga (D) montaram modelo de negócios por sentir dificuldade em alugar imóveis em São Paulo. Foto: QuintoAndar.

 

Braga e Penha fundaram a empresa em 2013, depois de sentir na pele a dificuldade de alugar um imóvel em São Paulo. Mas a startup só decolou, mesmo, a partir de 2016, quando passou a atuar com as características atuais. O QuintoAndar garante ao proprietário o recebimento do aluguel mensal, mesmo que o inquilino não pague, e dispensa o locatário de apresentar fiador, seguro-fiança ou caução. Ainda elimina a passagem pelo cartório: usa assinatura digital. Conforme Braga, além de facilitar a vida das duas ponta do processo, a simplificação reduz o custo de transação de cerca de 40% para entre 15% e 18%.

 

Braga, que é de Belo Horizonte (MG) como Penha, conta que houve piadas, na empresa, sobre uma característica comum entre mineiros e gaúchos: a desconfiança. Mas assegura que o modelo do QuintoAndar elimina o risco de o proprietário não receber e de não ser indenizado por danos aos imóveis. Pondera que, no Brasil, cerca de 20% das residências são alugadas, enquanto a média mundial gira em torno de 50%. Porto Alegre é a sexta capital a ser incluída no modelo. É a primeira do Sul, diz o fundador da empresa, por ser a maior, ter mais movimentação imobiliária e, também, pelo fato de os gaúchos terem fama de gostar de tecnologia – todo o processo pode ser feito pelo celular.

 

No final do ano passado, o QuintoAndar recebeu o maior – e mais emblemático – aporte financeiro de investidores especializados em startups. O movimento foi liderado pelo fundo de private equity General Atlantic, que já colocou dinheiro em negócios globais como AirBnB, Uber e nacionais, como XP Investimentos. Foram R$ 250 milhões, que estão alavancando a expansão da empresa pelo Brasil. A partir deste ano, o QuintoAndar começará a atuar em parceria com imobiliárias, o que deve ocorrer também em Porto Alegre.

 

Queremos ser seletos, serão poucas imobiliárias, mas vamos abrir nossa plataforma para que trabalhem com a gente. Em cada cidade, algumas empresas que conhecem bem o negócio vão ter a chance de oferecer QuintoAndar. Não haverá custo extra, porque vamos dividir a taxa com essas empresas. Já temos algumas conversas em andamento – avisa Braga.

 

Por Gaucha ZH.

Compartilhar
Please reload

Notícias em Destaque

Financiamentos imobiliários em dezembro têm maior alta de 44 meses

01/02/2019

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo