© Mercure Engenharia Integrada Ltda.

Av. Plínio Brasil Milano, 805/501 - CEP 90520-002

Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS

contato@mercureengenharia.com.br

(51) 98936-8118 | (51) 3557-9631

Ftool ganha versão 4.0

24/07/2017

O programa Ftool (Two-Dimensional Frame Analysis Tool) para análise estrutural de pórticos planos, desenvolvido pelo professor Luiz Fernando Martha do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, acaba de ganhar uma versão avançada com novas funcionalidade para facilitar seu uso profissional. O Ftool agora é desenvolvido pela ALIS Soluções em Engenharia e Sistemas, empresa parceira do Instituto Tecgraf/PUC-Rio.

 

O Ftool é uma ferramenta valiosa para o ensino de Engenharia Civil, sendo utilizado em cursos de Análise Estrutural, Estruturas de Concreto Armado e Estruturas de Aço de diversas universidades no Brasil e no exterior, com destaque para Portugal, Estados Unidos e Itália. O programa também é bastante utilizado por profissionais de engenharia civil e arquitetura como ferramenta auxiliar no projeto executivo de estruturas. Considerado um “best-seller”, já teve aproximadamente 1 milhão de downloads desde 1998. Somente as versões 3.00 de 2012 e 3.01 de 2015 tiveram mais de 300 mil downloads.

 

O programa se destaca por ser uma ferramenta simples e amigável que une, em uma única interface, recursos para modelagem e visualização de resultados do modelo estrutural. O Ftool permite realizar a prototipagem rápida de uma estrutura através de uma análise ágil e transparente, possibilitando uma eficiente interpretação do comportamento estrutural do modelo. Sua estrutura de dados, baseada na biblioteca de modelagem HED, é moderna, robusta e eficaz, o que facilita a manipulação do modelo estrutural. O Ftool utiliza o sistema de interface IUP (Portable User Interface) e o sistema gráfico CD (Canvas Draw), desenvolvidos pelo Instituto Tecgraf/PUC-Rio.

 

 

A nova versão avançada tem como objetivo atender as necessidades dos projetistas de estruturas. A versão atual é a primeira de uma série de versões avançadas do Ftool que serão lançadas nos próximos anos, tendo como base as demandas de inúmeros usuários do Brasil e do exterior. Segundo Martha, a comercialização da versão avançada visa exclusivamente o desenvolvimento de novas funcionalidades que, da maneira individual como vinha sendo feita por ele próprio, não teriam como ser realizadas.

 

Essa primeira versão avançada do Ftool permite a criação de múltiplos casos de carregamento, assim como combinações ponderadas desses casos e a visualização das envoltórias de resultados dos casos e das combinações. É possível também a criação de seções prismáticas genéricas através da composição de trapézios, facilitando o uso do programa com seções que não se encaixam nas seções paramétricas oferecidas. O usuário também pode customizar a inicialização do programa, definir o sistema de unidades e formatos numéricos a serem adotados e escolher diversos parâmetros de visualização do modelo.

 

 

O Ftool encontra-se, atualmente, na versão 4.0 e está disponível para Windows e Linux. O usuário poderá baixar no site http://www.alis-sol.com.br/ftool tanto a versão avançada, com licença anual no valor de R$ 60,00, como a versão básica, inteiramente gratuita. 

 

 

De Instituto Tecgraf/PUC-Rio.

 

 

Compartilhar
Please reload

Notícias em Destaque

Financiamentos imobiliários em dezembro têm maior alta de 44 meses

01/02/2019

1/9
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo