© Mercure Engenharia Integrada Ltda.

Av. Plínio Brasil Milano, 805/501 - CEP 90520-002

Bairro Higienópolis - Porto Alegre/RS

contato@mercureengenharia.com.br

(51) 98936-8118 | (51) 3557-9631

MANUAIS DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

Os Manuais de Uso, Operação e Manutenção são obrigatórios. Eles dão garantias aos usuários, mas também responsabilidades na manutenção dos imóveis.

Após a revisão de normativas brasileiras relacionadas à própria elaboração dos manuais (NBR 14.037) e à manutenção (NBR 5.674), desempenho (NBR 15.575) e reforma (NBR 16.280) das edificações, os manuais elaborados e entregues pelo construtor e/ou incorporador, conforme legislação vigente, deverão informar e orientar os proprietários e à administração do condomínio, em linguagem adequada e de forma didática, quanto às suas obrigações no que se refere à realização de atividades de manutenção e conservação, e de condições de utilização da edificação; recomendar ações para prevenir a ocorrência de falhas ou acidentes decorrentes de uso inadequado da edificação e propor ações que contribuam para que a edificação atinja a vida útil de projeto.

Os manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Proprietário e Áreas Comuns – têm como função ressaltar que a durabilidade de uma edificação está ligada não só aos fatores relacionados ao projeto e execução da obra, mas, também, ao correto uso e manutenção, principalmente a manutenção preventiva.

A elaboração dos Manuais implica em benefícios para os clientes e sociedade, pois espera-se a melhoria do relacionamento cliente/administração do condomínio, da imagem do setor imobiliário como um todo e do relacionamento com o judiciário e órgãos de defesa do consumidor. Já para as construtoras e incorporadoras, espera-se a melhoria dos processos relacionados à entrega da obra e assistência técnica e a capacitação dos profissionais envolvidos.

Entregar um empreendimento com Manuais de Proprietário e Áreas Comuns é se situar na vanguarda do segmento. Além de estar cumprindo com a legislação, a Construtora demonstra preocupação com o cliente, agrega valor ao imóvel edificado e melhora continuamente os próprios processos internos.

Os manuais elaborados pela Mercure Engenharia objetivam incentivar a leitura e a aplicação das práticas recomendadas através de uma apresentação fluida, visual moderno e do uso de ilustrações sempre que for possível. Na entrega do material é realizada a apresentação didática do conteúdo aos proprietários ou síndico do condomínio, dessa forma a compreensão se faz completa mesmo para o público leigo. 

CONTEÚDO DOS MANUAIS

Todos os nossos manuais de empreendimentos são elaborados com cuidado, dedicação e atenção aos detalhes. Tanto os manuais de proprietários quando os manuais de áreas comuns contém:

  • Características técnicas de todos os componentes da edificação, tais como marcas e modelos dos materiais utilizados, cargas admissíveis, tensão, equipamentos, jogos de plantas, informações relevantes, dentre outros;

  • Procedimentos de uso, operação e manutenção de todos os sistemas e subsistemas do imóvel, como pisos, esquadrias, equipamentos, instalações elétricas e hidrossanitárias etc.;

  • Informações a respeito das responsabilidades dos usuários e implicações no caso do descumprimentos de prazos e medidas recomendadas;

  • Alertas para evitar o uso inadequado da edificação e evitar acidentes;

  • Medidas a serem tomadas para que todos os sistemas e subsistemas contemplados atinjam a vida útil de projeto;

  • Indicação e dados de contato de todos os fornecedores e projetistas envolvidos no projeto, além de informações de concessionárias de água, esgoto, energia elétrica, operadoras de TV e internet etc.;

  • Recomendações no caso de situações emergenciais

Solicite um orçamento e veja como é barato valorizar seu empreendimento